Fraude e Sites falsos na Internet: Onde Denunciar ?

Comprar pela internet é muito bom e prático uma vez que você faz tudo pelo conforto da sua casa, bastando apenas ter um celular ou computador e dinheiro disponível na conta, pronto.

Mas assim como você tem muita facilidade para comprar os golpistas também tem a mesma facilidade para criar sites fraudulentos para enganar e roubar muitos desavisados ou leigos.

Mas existe sim algumas opções que você pode recorrer ou denunciar em caso de descobrir ou cair em tal golpe.

PROCON

Junte todos os documentos referentes à compra e ligue para o número 151 pare solicitar orientações específicas.

Na cidade de São Paulo, o atendimento é realizado através dos Postos do Poupatempo, enquanto outras regiões contam com agências conveniadas. Há também a possibilidade de fazer sua reclamação pela internet através do cadastro eletrônico.

IDEC

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) é outra entidade que pode ajudá-lo caso você tenha problemas com compras online. Para utilizar seus serviços, porem, é preciso se tornar um associado.

Registrando-se através do site oficial do IDEC, é possível obter acesso a diversas informações sobre e-commerce, contar com a ajuda do órgão para solucionar sua situação e até mesmo participar de ações judiciais coletivas, unindo-se a outros compradores que passaram por inconvenientes parecidos.

Delegacias especializadas em crimes virtuais

Há diversas delas distribuídas pelos estados brasileiros, e você pode conferir uma lista de delegacias de crimes digitais aqui. Ao entrar em contato, você será orientado a registrar um Boletim de Ocorrência para dar início ao processo de investigação e aguardar o solucionamento do problema.

Nenhum dessas opções acima substitui o bom e velho cuidado e atenção na hora de realizar suas compras pela internet.

Compartilhe!