Como Saber o Modelo da Minha Placa Mãe?

Descubra o modelo da sua placa mãe Fácil

A placa mãe é o componente principal do computador, sem ela não é possível instalar nenhuma das outras peças,porem quando um computador é novo tudo funciona mas com o passar dos anos pode acontecer de dar defeito em alguma peça que precise ser substituída por outra.

Nessa hora precisamos saber qual é o modelo da placa mãe, para assim comprar outra peça e substituir sem problemas de compatibilidade.

Existe algumas formas de saber o modelo da placa mãe, porem as vezes não é tão fácil assim, isso porque alguns programas que deveriam encontrar facilmente o modelo da placa mãe acaba não encontrando, não porque o programa não presta, mas por muitas vezes a placa mãe nem tem uma marca conhecida.

Nesse caso você precisa utilizar outras formas para saber o modelo da placa mãe,para isso nesse tutorial, vamos conhecer algumas formas de descobrir o modelo da sua placa mãe.

Para iniciar acho que podemos ir pelo mais fácil, que é utilizando um programa que mostra o modelo da placa mãe.

  1. Speccy – É um programa gratuito que só precisa se instalado no seu computador, depois basta executar o programa e ele mostra todos os dados de todas as peças inclusive da sua placa mãe.

Caso tenha dificuldade para baixar pelo site pode fazer pelo Google Drive por esse Link >> Download Speccy

Existem outros programas que faz a mesma coisa que o Speccy, CPU-Z,AIDA64,HARDiNFO dentre outros.

2. Manualmente através de um comando do Windows – A segunda maneira é uma que eu considero mais fácil, pois é só rodar um comando no MSDOS do Windows e pronto, porem em alguns casos também esse comando não funciona, isso acontece quando a placa é genérica e não é identificada pelo Windows.

Comando: wmic baseboard get product, manufacturer

Basta copiar o comando acima e colar no MSDOS do computador que deseja descobrir o modelo da placa mãe, se tudo funcionar o modelo deve aparecer na tela.

Caso não saiba como abrir o MSDOS do seu Windows veja o passo a passo nesse vídeo >> Como Saber Modelo da Placa Mãe

3. Abrir o gabinete e ver o modelo através do Chipset da placa mãe – Essa ultima opção é a que normalmente os técnicos te TI faz quando o computador não liga etc.

Para isso basta abrir o gabinete e tentar localizar o Chipset da placa mãe, normalmente ele exibe o modelo.

Tenha cuidado ao manusear a placa mãe quando exposta, procure não colocar a mão diretamente nela pois o contato direto pode sofrer descarga elétrica do seu corpo e queimar algum componente.

Depois de abrir o Gabinete procure por algo parecido com o da foto abaixo, dependendo da sua placa mãe ele pode estar localizado num outro lugar da placa mãe, mas na maioria dos casos não.

Duvidas ? deixe o seu comentário.