AndroidSegurança

Tipos de Vírus no Android que talvez você não conheça

Proteja-se utilizando antivírus gratuitos para Android

Como em qualquer tecnologia interligado por redes, não demorou muito para que nossos smartphones sofressem também com os danos dos vírus.

Antigamente não era tão fácil igual os dias de hoje de se deparar com mensagens em seu aparelho o alertando para uma possível ameaça através de vírus.

Com o passar dos anos e o desenvolvimento das tecnologias, hoje já é possível você se proteger contra esses vírus.

Neste artigo iremos explicar um pouco mais sobre os tipos de vírus mais comuns e listar alguns antivírus que podem lhe ajudar a resolver e se prevenir desse mau.

Oque é Spyware ?

Este tipo de malware é o mais comum de todos e é projetado para recolher informações disfarçadamente do seu aparelho e transmiti-las para o C&C (servidor de comando e controle).

Spywares se disfarçam de aplicativos legítimos, que é como os cibercriminosos tentam enganar o usuário para instalá-los. Uma vez instalados, eles começam a registrar tudo na inicialização, incluindo SMS/mensagens de texto, URLs sendo navegados, atividade de aplicativos, teclas pressionadas, nomes de usuário e senhas.

Oque é Worms ?

Este tipo é o mais silencioso para o Android. Projetados para se reproduzirem indefinidamente, os worms não precisam de nenhuma interação do usuário para serem executados, ou seja, ele não precisa que você use nenhum aplicativo ou baixem quaisquer outras informações.

Eles geralmente são recebidos por SMS, MMS ou outra mídia digital.

Oque é Cavalos de Troia ?

Eles pegam uma carona em aplicativos legítimos e infectam seu smartphone assim que são instalados. Ao contrário dos worms, os cavalos de Troia precisam de uma ação do usuário para se instalar antes que eles possam agir sozinhos. Uma vez ativados, os cavalos de Troia podem desativar certos aplicativos ou bloquear o seu smartphone por um certo período de tempo.

E como posso retirar um vírus e me proteger deles? Existem antivírus que você pode baixar através do seu Play Store. Confira uma lista com alguns aplicativos:

  • AVG Mobilation Antivirus Free (é gratuito e o usuário pode deixar programado futuras varreduras no aparelho. Ele oferece proteção em tempo real e analisa cada aplicativo e documentos do seu smartphone)
  • Avast Antivírus (gratuito e possui as mesmas opções que o AVG, na verdade, os dois aplicativos são bem parecidos)
  • PSafe Dfndr Security (através dele poderá ser feita total varredura do seu aparelho e também pode ser feita a otimização do seu sistema)

É importante lembrar, como a própria Google recomenda: “Nunca instale aplicativos a partir de outras fontes que não seja Play Store”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo