CELULAR PIRATA? SAIBA TUDO SOBRE O BLOQUEIO DE CELULARES NO BRASIL

OQUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BLOQUEIO DE CELULARES NO BRASIL

Os Celulares 40 milhões de brasileiros poderão ser bloqueados até o fim deste ano. Isso porque a Anatel vai eliminar todos os celulares que não são regulamentados.

Muita gente falando que celulares que foram comprados no exterior ou foram exportado vão deixar de funcionar e não tem mais volta, mas calma que não é assim também, a própria Anatel a pedido das operadoras já prorrogou o prazo para o final do ano, para resolver o máximo de imprevisões possíveis.

Então vamos esclarecer todas suas duvidas para que você não se preocupe caso tenha um celular exportado ou comprou em outros pais.

A coisa não é assim tão radical oque acontece é que algumas categorias de celulares não se enquadram em nenhum quesito de regularidade, são os chamados FAKES, que são aqueles copia perfeita, como  por exemplo a do conhecido “Hiphone” que na verdade roda um android só que com aparência de Iphone.

Se você possui um celular como este é batata que será bloqueado sim, mas vamos as duvidas.

Como Saber se o meu celular é irregular?

Para iniciar seu celular precisa ter um numero de IMEI válido.

O IMEI nada mais é do que como se fosse um CPF de uma pessoa, é um numero único que cada celular no mundo possuem, no caso se o seu celular possui 2 chips ele terá 2 IMEI diferentes.

Oque acontece é que SIM pode acontecer de celulares terem o IMEI clonado, uma prática comum em celulares que foram roubados, para esses casos a Anatel esta trabalhando para que as pessoas que adquiriram um celular nessas condições não sejam prejudicadas, mas nada concreto ainda, porem a chance é grande que ficarão na mira para serem bloqueados.

Comprei o celular no Exterior ou Exportei vai ser bloqueado?

A resposta é NÃO, para um celular que é comprado normalmente no exterior ou foi exportado essa medida não deve afetar, pois normalmente os celulares que são comprados no exterior ou exportados por uma loja certificada tem o certificado junto a GSMA e não correm o risco de serem bloqueados.

O foco em si não é aqueles celulares que simplesmente foram comprados no exterior e sim, celulares roubados que tiveram seu IMEI adulterado, celulares de baixa qualidade e que praticamente não tem registro em nenhum lugar do mundo.

A Anatel disse que aparelhos de marcas legalizadas, mesmo que não sejam vendidos aqui no Brasil, não são considerados piratas. Como por exemplo celulares das marcas Huawei, Xiaomi, Meizu, OnePlus e Oppa, entre tantas outras, ainda podem ser importados ou adquiridos durante uma viagem ao exterior.

Como saber se o meu celular é Pirata?

Bom o primeiro indicio de que um celular é pirata é a questão do preço, por exemplo, na internet tem muitas lojas que vendem Iphone 7 Plus CLONE, um aparelho que custaria na faixa de 3 mil reais sendo comprado por 700, esse é o principio básico e primordial para diferenciar um celular Original de um FAKE.

Outro indicio é a qualidade das peças e software, no caso o sistema operacional é cheio de bugs e muitas das vezes extremamente lentos, se percebe que o clone é um celular frágil e principalmente falta os detalhes.

A imagem abaixo mostra a prática o original e a cópia:

Uma forma precisa de se verificar se o seu aparelho é FAKE ou não é conferir se o número que aparece na caixa do celular (IMEI) é o mesmo que aparece ao discar sistema do celular.

Para verificar isso é bem simples basta digitar no discador de telefone do seu celular o seguinte código: *#06#

Se esse número que aparecer na tela não for igual o da caixa ou em um adesivo que fica colado na bateria do aparelho, o celular é irregular, esse numero também deve constar na nota fiscal de compra do aparelho.

Você deve fazer essa mesma verificação caso for comprar algum celular de alguém que você não conhece muito bem ou de vendedores e lojas que não tem muita credibilidade.

Quando Começa os Bloqueios?

A previsão atual da Anatel é de que no dia 15 de setembro, as empresas de telefonia avisem via mensagem de texto (SMS), os clientes de que o aparelho não é regularizado e será bloqueado. O bloqueio poderá ser feito 75 dias após a notificação.

Consultar IMEI bloqueado ou celular roubado

E para finalizar saiba que você tem uma opção online que permite consultar a situação do IMEI de qualquer celular no mundo, caso ele esteja bloqueado ou alguma irregularidade  você já vai saber na hora, o nome do site é Consulta IMEI e pode ser acessado através desse LINK.

O site informa todas as opções que uma consulta se enquadra, então se você quiser consultar o seu já sabe ne ? No discador de telefone do seu celular o seguinte código: *#06#  , depois é só digitar a numeração no campo de busca digitar as letras aleatória e logo abaixo terá o resultado.

Veja que tem duas opções:

Caso o IMEI esteja irregular o resultado então é como IMPEDIDO, Sendo assim o celular é praticamente um despertador ou só servirá para jogos.

Se não consta nada e o IMEI esta em condições normais e ativo e resultado é NÃO CADASTRADO NA BASE.

Então bora lá testar o seu agora e deixa ai nos comentários caso tenha alguma duvida.